domingo, 5 de julho de 2009

SEDE DE SÃO JANUÁRIO

Inaugurado em 21 de abril de 1927, o Estádio Vasco da Gama, conhecido como São Januário, pode ser considerado uma pequena cidade desportiva na zona norte do Rio de Janeiro. Construído sobre uma área de 56.000m², São Januário é a sede principal do Vasco da Gama e concentra o campo de futebol, o parque aquático (com uma plataforma de saltos e 4 piscinas), dois ginásios polivalentes (um deles com capacidade para 2.500 torcedores), três quadras cobertas (futsal, basquete e handebol), quatro campos de grama sintética para recreação e treinamento, duas quadras de tênis, instalações para esportes olímpicos, concentração para moradia de 90 atletas, sala com o equipamento mais moderno para o exame de dopping (o Vasco é o único clube brasileiro com estes recursos), etc.

A sede ainda abriga a parte administrativa do clube, com exceção da administração do remo, um restaurante, uma lanchonete, quatro bares, o salão de troféus, com mais de 6 mil peças que documentam as vitórias vascaínas, a capela de Nossa Senhora das Vitórias, o Colégio Vasco da Gama, um mini-hospital, sala de computadores e o Centro de Memória.

Também pertence ao Vasco a área de 4.100m², em frente ao estádio, que contém um espaço para estacionamento e um campo de futebol, utilizado pelas escolinhas e moradores dos arredores. Em parte deste terreno foi construída pelo clube uma escola, doada ao Estado do Rio de Janeiro.

O estádio de futebol, em condições de receber um público de 32 mil pessoas, conta com placar eletrônico, sistema computadorizado de irrigação do gramado, catracas eletrônicas para os dias de jogos, câmara inflável no campo para proteger a entrada e a saída do time adversário, vestiários e maca móvel. Além dos jogos e treinamentos do futebol profissional, o histórico gramado de São Januário é palco para as exibições dos futuros craques do esporte brasileiro, que dão seus primeiros passos no futebol vestindo a sagrada camisa cruzmaltina, desde a categoria Pré-Mirim ao time de Juniores.

PARQUE AQUÁTICO

O colosso vascaíno de 80 anos de idade recebe diariamente atletas e alunos das escolinhas nas quatro piscinas que compõem o complexo aquático de São Januário: uma olímpica, uma para saltos ornamentais e duas menores para aquecimentos dos desportistas. Inaugurado em 30/08/1953, o complexo possui arquibancada com capacidade para 6 mil pessoas.

Meninos e meninas, homens e mulheres de todas as idades podem praticar Natação, Hidroginástica, Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais com os melhores profissionais e com a melhor estrutura física e patrimonial do Rio de Janeiro, contando também com vestiários confortáveis e sala de musculação específica para o complexo aquático.

O Complexo recebe também atletas de outros esportes, incluindo o futebol. Nas piscinas de São Januário, esses esportistas têm condições de, através da hidroterapia, amortizarem o tempo de recuperação de lesões, podendo assim voltar de forma rápida e segura à prática do esporte.

O Parque Aquático do Vasco da Gama sediou em 1998 uma etapa da Copa do Mundo de Natação (a primeira disputada no Brasil) como parte das comemorações pelo Centenário do Vasco da Gama.

CAMPOS DE FUTEBOL SOÇAITE

A máquina de fabricar talentos da Colina segue mais forte do que nunca. As Escolinhas de futebol de São Januário têm a seu inteiro dispor três campos de futebol soçaite, localizados atrás da arquibancada descoberta de São Januário. Lá, circulam garotos de todas as idades e meninas em busca de um futuro no futebol ou simplesmente da salutar prática desportiva.

COMPLEXO DESPORTIVO JOÃO DA SILVA

"Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal". A célebre frase de Cyro Aranha permanece viva em cada canto da sede de São Januário. E para continuar cumprindo sua missão, o Vasco da Gama inaugurou em 04/08/2001, o Complexo Desportivo João Silva, composto por três quadras cobertas poliesportivas, onde jovens de todas as idades têm a oportunidade de praticar e se aperfeiçoar em esportes como futsal, basquete e handebol. Além disso, a equipe adulta do handebol vascaíno costuma fazer seus jogos oficiais neste complexo.

GINÁSIO 1 (PRINCIPAL)

O Ginásio de São Januário foi inaugurado em 23/09/1956. É nele que treinam as equipes de basquete, futsal e handebol de todas as categorias. O ginásio, que é polivalente e tinha até 1999 capacidade para 1.000 espectadores, passou por uma reforma e abriga 2.500 torcedores. O primeiro grande evento sediado pelo remodelado ginásio foi o Campeonato Sul-Americano de Futsal.

Atualmente, o Ginásio abriga os jogos das categorias menores do futsal, proporcionando a meninos de 7 a 13 anos de idade o prazer em desfilar seu talento sob a benção da cruz-de-malta. As divisões de base do basquetebol vascaíno também treinam e atuam na quadra principal do clube. Além da qualidade da quadra propriamente dito, o Ginásio de São Januário possui vestiários para o time da casa e para os visitantes, e placar eletrônico.

GINÁSIO 2 (FORNINHO)

Localizado atrás do Parque Aquático de São Januário, o Ginásio "Forninho" é um pouco menor do que o ginásio principal, mas não menos bonito e importante. Com o piso do mesmo material da quadra principal, o Forninho recebe jogos e treinamentos da equipe de basquete feminino do Vasco, em todas as categorias, além de servir de palco para lançamento de projetos, palestras e eventos.

QUADRAS DE TÊNIS

São Januário recepciona os adeptos do Tênis. Com duas quadras de saibro à inteira disposição (uma próxima à sala da presidência e outra ao lado da Capela Nossa Senhora das Vitórias), o associado vascaíno praticante desse charmoso esporte encontra na Colina histórica, o local adequado para a prática do tênis em nossa cidade.

TATAMES

Judô, Karatê e Taekwondo são esportes que ajudam a bombear o coração esportivo de São Januário. Para abrigar e proporcionar os atletas dessas modalidades a oportunidade de um treinamento adequado, o clube tem duas salas com tatames na área superior ao lado do Ginásio principal. Por ali passam diariamente crianças das escolinhas e atletas renomados com
participações em Mundiais e Jogos Pan-Americanos.

Dessa forma, o clube promove o intercâmbio entre esses esportes e oferece aos atletas toda a estrutura médica e profissional necessária para a prática das lutas em nível competitivo.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

Atrás do gol à direita da tribuna de honra de São Januário está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Vasco. A capela foi inaugurada a 15 de agosto de 1955, por iniciativa de Álvaro Nascimento Rodrigues, o Cascadura, e José Ribeiro de Paiva, o Almirante.

No templo, são celebrados missas, batizados e casamentos. Normalmente, é nela que se realiza a missa pelo aniversário do clube. A santa, devoção dos vascaínos, dá força espiritual aos atletas antes das grandes decisões.

A capela tem tal importância para o Clube que vários projetos de remodelação do Estádio de São Januário foram para a gaveta simplesmente porque previam o derrubamento ou deslocamento da capela, ou ainda a sua cobertura por lances de arquibancada, o que é inadmissível para a diretoria do Vasco.

Na capela, além da padroeira, os fiéis também podem ver as imagens de Nossa Senhora de Fátima, que veio de Portugal no ano do centenário do clube, São José, São Jorge, Santa Luzia e Cosme e Damião.

COLÉGIO VASCO DA GAMA

Sinônimo de esporte e cultura, o Gigante da Colina mantém em funcionamento, desde fevereiro de 2003, o Colégio Vasco da Gama, dentro da sede de São Januário. Nele, jovens atletas têm a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio, preparando-se para a vida em todos os níveis. Para maiores informações visite a seção Responsabilidade Social.

DEPARTAMENTO MÉDICO

Alta tecnologia e material humano de primeira qualidade. Para cuidar da saúde de seus atletas e alunos, o Club de Regatas Vasco da Gama investe pesado na melhoria e aperfeiçoamento constante de seu Departamento Médico.

Modernizado e ampliado em 1995, o Departamento Médico do Vasco conta com um minihospital à disposição, além de salas de fisioterapia, odontologia e hidroterapia. Tudo equipado com aparelhagens de última geração, procurando atender as principais necessidades dos atletas.

O esporte de alto nível acarreta inúmeras lesões e contusões. Mas em termos de cuidado e recuperação adequada, o atleta vascaíno não tem com o que se preocupar. O departamento é composto por médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, massoterapeutas, assistente social e nutricionista.

O clube possui também um departamento de fisiologia, com material e equipamentos próprios para avaliações isocinéticas, por intermédio de maquinário com tecnologia de ponta. O objetivo é avaliar o desequilíbrio muscular do atleta, além de sua potência e força muscular. A partir dessas avaliações os jogadores são preparados de acordo com as suas necessidades.

Outro equipamento que vale a pena ser de destacado é o Ergoespirômetro, um analisador de gases que executa sua função pela entrada e saída de oxigênio no organismo dos atletas. O objetivo é avaliar o nível de condicionamento cardio-respiratório pelos valores de VO2, O2 e Limiar Anaeróbico.

- Sala de Atendimento com médicos para atletas do futebol profissional;
- Sala de Atendimento com médicos para atletas amadores e escolinhas;
- Secretaria Administrativa;
- Consultório Odontológico;
- Consultório Médico;
- Sala de suturas;
- Sala de Fisiologia;
- Sala de Fisioterapia com dez macas, laser, ultra-som, microcorrente, corrente russa, máquina de gelo, aparelhos para termoterapia, cinesioterapia;
- Hidroterapia com sauna seca e a vapor, duas banheiras de hidromassagem coletivas e três individuais, duchas e mangueiras para massagem, tanque de hidromassagem, turbilhão;
- Sala de Gesso, Consultórios de Psicologia e Nutricionista.

HOTEL CONCENTRAÇÃO

Dormitórios luxuosos, restaurante da melhor qualidade, sala para palestras e salão de jogos. O Vasco da Gama reuniu dentro da sede de São Januário, os principais fatores para conforto e bem-estar de seus atletas do futebol profissional. No Hotel Concentração do clube, os jogadores têm condições de se prepararem e descansarem às vésperas das partidas do time com acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, sem a necessidade de deslocamento e adaptação a hotéis tradicionais.

O Hotel Concentração de São Januário foi inaugurado em 05/04/2003, tem três andares, contendo 9 quartos com TV a cabo, ar condicionado e frigobar. O técnico fica hospedado numa suíte. Além das salas e banheiros, há um amplo restaurante, um enorme salão de jogos, uma sala com computadores conectados à internet e um auditório para a preleção.

SALÃO DE TROFÉUS

O Salão de Troféus, situado logo na entrada da sede de São Januário, à direita de quem entra, é o local onde repousam todas as glórias já conquistadas pelo Vasco da Gama. Lá estão cerca de 8 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas, fotos e relíquias alusivos à História e às conquistas do Clube da Colina. É um lugar de visita obrigatória para os vascaínos que desejam saber o porquê da grandeza do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Dentre os principais estão os troféus da Copa Libertadores 1998, Sul-Americano de Clubes 1948, Copa Mercosul 2000, as taças dos quatro títulos brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000), e troféus de conquistas nacionais e internacionais de Remo, Basquete e Futsal, entre outros esportes.

Muitos torcedores viajam de vários lugares do Brasil, como Pará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso entre outros estados, para ver de perto as conquistas do Vasco. Também visitam constantemente o salão de trofeús torcedores da Holanda, Portugal e Estados Unidos.

O Vasco deixa à disposição dos torcedores, no salão de troféus, sete guias que auxiliam na visitação às dependências do clube.

ESTÁDIO VASCO DA GAMA

O nome correto do Estádio do Vasco é "Estádio Vasco da Gama", mas popularmente ele é conhecido como "Estádio de São Januário". Foi construído em menos de 11 meses (a pedra fundamental foi lançada em 06/06/1926) e inaugurado em 21/04/1927, com o jogo Vasco 3x5 Santos. O santista Evangelista fez primeiro gol do estádio (14 minutos da etapa inicial). O primeiro gol do Vasco no estádio foi feito por Negrito.

O Estádio de São Januário foi o maior do Rio de Janeiro entre 1927 e 1950 (até a inauguração do Maracanã), do Brasil entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu, em São Paulo) e o maior da América do Sul entre 1927 e 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31/03/1928 no jogo Vasco 1x0 Wanderers (Uruguai), tornando-se o primeiro estádio com iluminação definitiva para sediar jogos noturnos. O gol da vitória foi marcado pelo ponta-esquerda Santana. Detalhe: foi um gol olímpico, um dos primeiros de que se teve notícia no futebol brasileiro.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira ocorrido no Estádio do Vasco da Gama foi em 15/01/1939: Brasil 1x5 Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro gol marcado pela Seleção no estádio foi assinalado por Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que já havia jogado no Vasco 5 anos antes.

Se o Brasil deu azar em sua estréia no estádio, alguns dos momentos mais gloriosos da Seleção contra seus rivais tradicionais tiveram seu palco em São Januário: Brasil 6x1 Uruguai (14/05/1944), Brasil 6x2 Argentina (20/12/1945), Brasil 9x1 Equador (03/04/1949), Brasil 7x1 Peru (24/04/1949), Brasil 5x1 Uruguai (30/04/1949) e Brasil 7x0 Paraguai (11/05/1949). Os últimos quatro jogos foram válidos pelo Campeonato Sul-americano de 1949, que a Seleção Brasileira obviamente conquistou. Um dos motivos deste sucesso foi o grande número de jogadores cedidos pelo Vasco à Seleção. Além de serem craques, eles conheciam o estádio como ninguém.

Uma triste curiosidade é a de que São Januário serviu de concentração para a Seleção à vesperas da final da Copa do Mundo de 1950. Porém, o saldo da Seleção no estádio é excepcional: em 19 jogos, 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 65 gols a favor e 26 contra. O último jogo do Brasil em São Januário foi em 14/07/1993, e o Brasil derrotou o Paraguai por 2x0, com gols de Branco e Bebeto.

Tendo São Januário como principal estádio do Rio de Janeiro, o Vasco ganhou os Campeonatos Cariocas de 1929, 1934, 1936, 1945 (invicto), 1947 (invicto), 1949 (invicto) e 1992 (invicto). O Campeonato Carioca de 1992 teve São Januário como estádio principal porque o Maracanã estava interditado.

Não era só de futebol que vivia o Estádio do Vasco da Gama. O então presidente da República Getúlio Vargas, um vascaíno, usou e abusou do estádio para falar ao povo brasileiro. Foi em São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do Brasil.

O Vasco da Gama colaborou com o Brasil até mesmo nas horas de guerra, o clube colocou São Januário a disposição das Forças Armadas Brasileiras no período da Segunda Guerra Mundial. O clube bancava a Escola de Instrução Militar, que formou cerca de 10 mil soldados. Nesse período, o clube serviu de alojamento para os soldados que vinham de outros estados a caminho da Guerra na Itália; nele realizou-se a primeira demonstração de defesa antiaérea e desfile das forças motorizadas; realizou uma partida em benefício às vítimas dos bombardeios dos nossos navios pelos submarinos alemães; e serviu como única fonte de lazer para os militares, sediando várias competições esportivas entre as marinhas do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O Vasco doou à Força Aérea Brasileira dois aviões para serem utilizados na guerra.

Além de política, o estádio sediou alguns eventos culturais como, alguns desfiles de escola de samba, além de servir como palco para o maestro Heitor Villa-Lobos reger corais formados por milhares de estudantes. Na década de 80, o estádio recebeu uma enorme platéia para acompanhar um grande acontecimento musical internacional do momento, o show dos Menudos ( a coqueluche das meninas da época ).

O recorde oficial de público do estádio é de 40.209 pagantes, no jogo Vasco 0x2 Londrina, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1977 e disputado em 19/02/1978. Entretanto, comenta-se que mais de 60.000 pessoas se espremeram no estádio para ver o amistoso Vasco 1x0 Arsenal, disputado em 25/05/1949. Era a primeira vez que um campeão inglês vinha ao Brasil e o jogo teve o sabor de um Mundial Interclubes, pois o Vasco era o campeão Sul-Americano. Com esta vitória, o Vasco passou a ser considerado a melhor equipe do mundo na época.

O maior artilheiro dentro das quatro linhas de São Januário foi Roberto Dinamite, como não poderia deixar de ser. Lá, ele fez 184 gols entre 1971 e 1992. O último gol do Dinamite em "São Janu" (como é carinhosamente chamado o estádio pelos vascaínos) foi em 26/10/1992, no jogo Vasco 1x0 Goytacaz.

Com a fuga do público dos estádios ocorrida no últimos anos, alguns clássicos cariocas voltaram a ser disputados em São Januário. Além de todos os clássicos envolvendo o Vasco no Estadual de 1992 (o ano em que o Maracanã estava em obras), houve um Vasco 0x0 Fluminense pelo Brasileirão de 1995 e dois clássicos pelo Estadual de 1997 (Vasco 1x0 Fluminense e Vasco 1x2 Botafogo).

O estádio do Vasco é tão bom que até os rivais deixam o orgulho de lado para pedi-lo emprestado de vez em quando. Foi o que aconteceu com o arqui-rival Flamengo em 1995, por exemplo, que mandou alguns jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano (contra Bragantino, Criciúma e Bahia) no Estádio do Vasco. Em 2005, o Fluminense também teve essa honra e mandou alguns de seus jogos no Brasileirão daquele ano na Colina história. O tricolor voltou a usá-lo em 2005, mandando seus jogos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana na casa cruzmaltina.

O jogo mais importante da História de São Januário foi disputado em 12/08/1998. Pela partida de ida da decisão da Taça Libertadores da América, o Vasco derrotou o Barcelona de Guayaquil por 2x0 diante de 36.273 pagantes e deu um passo importantíssimo para ser Campeão das Américas no ano de seu Centenário.

No dia 06/12/2000, o Vasco voltou a disputar uma final internacional em São Januário. Na primeira partida da decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras, o Gigante da Colina venceu por 2x0. O clube conquistaria o título no 3º jogo da final, realizado no Palestra Itália, com a memorável vitória por 4x3, após ter saído derrotado no 1º tempo pelo placar de 3x0.

SEDE NÁUTICA DA LAGOA

Depois que as provas de remo passaram da Baía de Guanabara para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Vasco se viu diante da necessidade de instalar uma nova sede para abrigar os esportes náuticos, principalmente o remo.

Assim, no dia 18/08/1950, foi inaugurada a sede da Lagoa, que logo chamou a atenção como um bom exemplo da arquitetura moderna praticada na época.

São 2.700m² de área construída, com três pavimentos, um subsolo e um terraço. O prédio conta com as seguintes dependências, entre outras: carpintaria para construção e conservação de barcos, garagem de barcos, sala de musculação, salão para reuniões do Conselho Deliberativo, para festas, etc., alojamento para 40 atletas e a administração.

No dia 19/04/2002, o prefeito do município do Rio de Janeiro através de Decreto tombou a Sede Náutica do Vasco. Orgulho de todos os vascaínos o ato simboliza o reconhecimento e a gratidão da cidade "maravilhosa" ao Club de Regatas Vasco da Gama. Abrigando o "remo" do Clube, esporte que determinou a sua origem, a construção foi tombada após a realização de estudos criteriosos envolvendo, diretamente, a Secretaria de Cultura.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura na época, a medida garante a preservação da memória da cidade, uma vez que a Lagoa é um "tesouro do Rio de Janeiro". Acrescentou, ainda que o tombamento preserva parte da vida dos cariocas. De acordo com a legislação vigente um dos benefícios para os proprietários de imóveis tombados é a isenção de IPTU que passa a ser um incentivo à manutenção do "bem".

SEDE DO CALABOUÇO

Situada em frente à Baía de Guanabara, entre o Aeroporto Santos Dumont e o Museu de Arte Moderna, a sede do Calabouço tem um valor muito especial para os que cultuam a história do Vasco. É que, embora construída nos anos 60, ela remonta às origens do clube, quando ass competições de remo eram realizadas na Baía de Guanabara e a sede nunca se afaastaava da beira-mar.

Atualmente a sede do Calabouço oferece aos associados do Vasco as melhores condições para recreação e lazer. Além da localização privilegiada, que proporciona aos seus frequentadores um clima de total tranquilidade, a sede dispõe dos seguintes recursos: piscina, duas saunas, três quadras ao ar livre para a prática esportiva, área para lazer, restaurante, salão de festas, vestiários, departamento médico e administrativo e uma interligação com a Baía de Guanabara para os banhos de mar e os esportes náuticos.

A Sede do Calabouço conta com uma equipada sala de musculação que está à disposição dos atletas de todas as modalidades do clube. A equipe de levantamento de peso, por exemplo, faz uso do local durante sua preparação para as principais competições.

SEDE WASHINGTON LUÍS

Em 20 de agosto de 2006, o Club de Regatas Vasco da Gama escreveu mais uma página em sua história. O clube inaugurou o primeiro campo da sua sede em Duque de Caxias, situada no Km 1,5 da Rodovia Washington Luiz, que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis. O local recebeu o nome de Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes, em homenagem ao vascaíno presidente da CBD (antiga nomenclatura da CBF) entre 1975 e 1980. O dirigente foi um dos responsáveis pela doação do terreno para o Vasco em 1976. Trinta anos depois, finalmente o terreno passa a ser utilizado pelas divisões de base do futebol cruzmaltino.

O CT vai abrigar todas as divisões de base do futebol vascaíno, oferecendo estrutura de alojamentos, refeições, departamento médico, sala de musculação e campos de futebol para todas as categorias.

SEDE VASCO BARRA

Localizado em um dos pontos mais valorizados da cidade do Rio de Janeiro atualmente, o Vasco Barra foi arrendado pelo clube no início de 2002. Com o intuito de ser transformado no Centro de Treinamento do futebol profissional e das categorias de base, as excelentes instalações do Vasco Barra passaram a ser exploradas, também, como centro de fomento aos esportes amadores, fazendo com que este espaço também fosse usado como Escola de Esportes Vasco Barra.

Com uma área total de aproximadamente 50.000m², a Academia de Esportes do Vasco conta com dois campos de treinamento para o futebol. O campo 1, onde treina o futebol profissional e jogam partidas oficiais as categorias juniores, juvenil, infantil e mirim possui as medidas de 100x70m e conta com um gramado impecável.

No campo 2, utilizado para o treinamento de todas as categorias inferiores e jogos amistosos do juvenil infantil, mirim e pré-mirim, as medidas são de 90x65m, também possuindo um gramado em excelente estado. Existem outros dois campos de menores medidas (64x40m) aonde se realizam os treinamentos das escolinhas de futebol e, esporadicamente, dos núcleos de futebol do Vasco espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro.

Completando a maravilhosa estrutura disponível para o futebol, os vestiários totalmente reformados pelo Vasco disponibilizam para os atletas o que há de melhor, além de uma equipada sala de musculação.

Além disso, como o Vasco segue firme no seu trabalho de revelar atletas de vários esportes, o Vasco Barra disponibiliza, também, uma ótima estrutura para os esportes amadores. Destaca-se o ginásio, com dimensões de quadra de 34x17m e capacidade para cerca de 1.000 espectadores. No mesmo ginásio, treinam e jogam as equipes federadas de futsal do Vasco categorias Sub15 (infantil) e Sub17 (infanto-juvenil). O ginásio dispõe de quatro vestiários e, na parte superior, o Vasco dá seus primeiros passos na Ginástica Olímpica, oferecendo aos interessados a escolinha de Ginástica Olímpica do Vasco da Gama.

Na parte externa, o clube conta com uma quadra de tênis, e uma quadra polivalente medindo 35x17m, uma piscina semi-olímpica (25m), onde funciona a escolinha de natação, e outra piscina para hidroginástica, além de uma arena para a prática de vôlei de praia e futevôlei, contendo três quadras oficiais.

Na Academia de Esportes, centenas de alunos/ atletas participam de 10 modalidades nas escolas de esportes: aikidô, basquete, futebol, futsal, ginástica olímpica, natação, tênis, soft vôlei, vôlei de praia e vôlei de quadra.

O Vasco Barra oferece ainda uma bela cantina e em breve um restaurante que estará funcionando diariamente para atender os visitantes.

Não bastasse toda a parte técnica, o espaço também oferece aos atletas e aos vascaínos que queiram visitá-lo um agradável encontro com a natureza, cercado por montanhas verdes e ventilado com a brisa fresca que vem do mar. A entrada para o Centro de Treinamento é feita pela Avenida Salvador Allende, de acordo com o mapa de acesso.

0 comentários: